25.11.07

Nedson lança programa ambiental ‘O Rio da Minha Rua’

Solenidade aconteceu hoje (dia 23), à tarde, no auditório da Codel; programa quer estimular londrinense a conhecer e preservar o seu rio

O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e o secretário municipal do Ambiente, Gerson da Silva, lançaram hoje (dia 23), à tarde, no auditório da Codel, o programa ambiental “O Rio da Minha Rua”, que tem por objetivo fazer o londrinense conhecer a bacia hidrográfica da sua região, ajudando a preservá-la. A solenidade contou com a participação do deputado federal André Vargas; do vice-prefeito Luís Fernando Pinto Dias; do vereador Lourival Germano (PT), e do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), Fernando Barros.
Segundo o prefeito, o mundo inteiro debate as questões ambientais e a influência no clima do planeta, e Londrina participa deste debate com ações efetivas de envolvimento da população em programas de educação ambiental. “O programa O Rio da Minha Rua é mais uma ação do poder público na área de meio ambiente. Estamos lançando o programa no dia da abertura da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente e em uma homenagem ao Dia do Rio, que será comemorado amanhã (dia 24)”, lembrou Nedson.
Segundo o prefeito, o programa vai nortear inclusive as ações do município na área de planejamento, já que o plano diretor da cidade vai levar em conta as características das bacias hidrográficas de cada região. “É um programa amplo de gestão ambiental, em que decisões sobre equipamentos urbanos e mesmo investimentos e empreendimentos particulares só serão autorizados mediante a análise de como está a região por onde passa aquele rio, aquele córrego, ou aquele riacho”, afirmou.
Ao final da solenidade o prefeito Nedson Micheleti prestou uma homenagem ao ambientalista e assessor a Secretaria Municipal do Ambiente, João Batista de Souza, o João das Águas, que teve a idéia do projeto.
O programa
Na área urbana de Londrina, existem 84 cursos d’água, entre rios, ribeirões, córregos, lagos e nascentes. Todos formam microbracias, concentradas em cinco grandes macrobacias: Jacutinga, Lindóia, Limoeiro, Cambé e Cafezal. A Prefeitura elaborou um mapa pelo qual todo cidadão vai poder conhecer o rio da sua rua, além de receber informações sobre atitudes diárias que pode tomar para cuidar do rio.
Segundo o prefeito Nedson Micheleti, O Rio da minha Rua tem um caráter educativo, sendo um convite ao londrinense para agir e pensar como as suas ações podem contribuir para melhorar o meio ambiente. De acordo com ele, o programa é novo, traz um conceito moderno na forma de tratar o meio ambiente, e é pioneiro no Brasil. “É importante que o cidadão se aproprie do rio, fortaleça os laços de afetividade, cuidando e preservando os cursos da d’água da sua rua”, disse o prefeito.
O secretário do Ambiente de Londrina, Gerson da Silva, acrescenta que as ações de educação ambiental, a partir de agora, partem do rio de cada rua. “Nas escolas, por exemplo, vamos realizar palestras e mostrar a microbacia onde fica a escola, identificar os rios, lagos e córregos para tratar dos temas ambientais que afetam diretamente a vida das pessoas”, explicou.
Outro aspecto importante da gestão ambiental é o licenciamento para atividades econômicas (comércio, indústrias) que leve em conta a microbacia onde se pretende instalar o estabelecimento. “Hoje a licença ambiental leva em consideração o município, como um todo. Com O Rio da Minha Rua, vamos partir da microbacia para fazer o licenciamento ambiental, numa nova metodologia, em que nas microbacias saturadas não serão autorizados alguns empreendimentos”, afirmou o secretário.
De acordo com ele, esse trabalho da Prefeitura envolve também a atuação de outros órgãos municipais, entidades e instituições de todo o município. A prefeitura vai incentivar as pessoas a se envolverem nas casas, no bairro, na escola, na igreja, e mesmo no local de trabalho.
Entre as ações, estão medidas simples que dependem de uma atitude positiva das pessoas e para isso é necessário consolidar uma consciência ambiental. “São ações como não jogar lixo na rua, não varrer lixo e folha secas para dentro dos bueiros, não impermeabilizar todo o quintal, não destruir a vegetação das margens dos rios, separar os materiais para reciclagem, plantar árvores nas calçadas e muitas outras”, enumerou Gerson da Silva.
O secretário ressaltou que o projeto “O Rio da minha Rua” é um importante instrumento para o planejamento da cidade, inclusive, revendo modelos de gestão usados ao longo da história de Londrina. “O grande marco desta iniciativa está em otimizar a estrutura de gestão de serviços já existentes para permitir ações que objetivem uma nova consciência em relação à natureza na busca do desenvolvimento sustentável”, afirmou Gerson da Silva. “Reduzindo, por exemplo, os custos com trabalho de manutenção de bueiros, assoreamento de cursos d´água e limpeza urbana.”(Londrina, 23 de novembro de 2007)

Da Redaçãon.com@sercomtel.com.br

VEJA REPORTAGEM ORIGINAL