25.9.07

Jornal Oficial traz moção contra Sella

por FÁBIO SILVEIRA

A publicação de uma moção de repúdio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) contra o secretário da Fazenda, Wilson Sella, na edição da Internet de ontem do Jornal Oficial do Município, abriu mais uma crise entre ambientalistas e a administração municipal.
Os conselheiros repudiaram Sella por ele não ter respondido uma série de ofícios do órgão, que desde 21 de abril pede informações sobre os recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que, segundo os conselheiros, deve ser gerido pelo órgão.
De acordo com o texto da moção, diante do ofício enviado ao secretário pelo Consemma, Sella respondeu pedindo “encaminhamento de justificativa do pedido e cópia da ata da reunião constando a deliberação do pedido.” A nota de repúdio foi aprovada na reunião do Consemma realizada no dia 30 de agosto. Os conselheiros também decidiram pedir ajuda ao Ministério Público para obter as informações. Sella não atendeu as ligações do JL porque, segundo o Núcleo de Comunicação da Prefeitura, estava fora da cidade.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Gérson Silva, que é membro do Consemma, se disse surpreso com a decisão. “Eu desconhecia essa decisão”, reagiu. “Esse assunto não estava na pauta do Consemma e eu saí antes da reunião porque tinha outro compromisso”, completou. “O conselho está trocando os pés pelas mãos”, reclamou. “Ele é deliberativo, não pode ser a vontade do presidente”, completou.
O presidente do conselho, Fernando Barros, afirmou que o pedido de informações sobre as contas do fundo estava na pauta e que a moção de repúdio foi um desdobramento dessa discussão. “O secretario não informa, e na última vez (em que o pedido foi feito) ele mandou uma carta pedindo cópia da ata da reunião. Os conselheiros ficaram irritados”, disse Barros. Ele lembrou que a moção foi aprovada por unanimidade. “Os representantes da Prefeitura ficaram contrariados e votaram a favor (da moção)”, argumentou.
Pouco depois da entrevista com Silva, o Núcleo de Comunicação da prefeitura informou que a edição 889 do Jornal Oficial, data de ontem, foi retirada da internet. A justificativa é que a nota “se trata de um ato político” e que o jornal “é destinada a atos administrativos dos Conselhos e de toda a administração municipal”. A edição impressa do Jornal Oficial, que deve ser rodada na próxima semana, não terá a moção contra Sella.

JORNAL DE LONDRINA

Sexta-feira, 7 de setembro de 2007


Fale com o repórter