25.9.07

Qualidade das águas passa a ser monitorada

por STELLA MENEGHEL

As águas de dezenas de rios e córregos que cortam Londrina, nas zonas urbana e rural, terão sua qualidade monitorada mensalmente.
O projeto é uma iniciativa do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA), Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Centro de Tecnologia em Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CETEAA).
O convênio da cooperação técnica será assinado hoje. “Há quase três anos oferecemos esse projeto ao IAP. Não desistimos e continuamos, até que agora deu certo.
O projeto nasceu da preocupação com o meio ambiente, de analisar a qualidade das águas para, se algum problema for encontrado, ajudar na solução”, explicou o presidente do Ceal, Nelson Brandão.A cada mês, técnicos do IAP farão coletas em 60 pontos de rios e córregos das regiões urbana e rural de Londrina, que compõem a Bacia do Rio Tibagi.
O trabalho será acompanhado por representantes do Consemma e do Ceal. Pelas análises, se chegará ao Índice de Qualidade de Águas (IQA), que verifica nove itens: PH, coliformes fecais, temperatura, nitrogênio total, fósforo total, sólidos totais, turbidez, oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio.Esses aspectos serão analisados com a ajuda de um software, que foi comprado por R$ 9,5 mil.
O recurso veio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente fez com empresas e órgãos que desrespeitam a legislação ambiental.“Com a análise, poderemos ter um diagnóstico do estado das águas. Pela regularidade, podemos verificar se um problema se repete e verificar qual a sua origem, se é esgoto, se resíduo industrial ou outro e encontrar uma solução para esse problema.
Nosso objetivo não é sair multando, mas melhorar a qualidade da água”, destacou o presidente do Consemma, Fernando Barros.
Os resultados mensais serão divulgados no site http://www.ceal-londrina.com.br/

JORNAL DE LONDRINA

Terça-feira, 10 de abril de 2007